1ª ETAPA
1) PROVA DE REDAÇÃO:
O texto da redação deverá atender ao tema único proposto na prova. Ele será acompanhado de textos motivadores que têm a finalidade de situar o(a) candidato(a) acerca da proposta.
O(A) candidato(a) deverá produzir um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas, respeitando a estrutura esperada para esse gênero de redação, com:
- proposição de uma tese e/ou posicionamento (a partir do tema sugerido);
- defesa da ideia central a partir da apresentação de argumentos e referências sólidas (teóricas e/ou empíricas)
- uma proposta de intervenção e/ou ação a partir da discussão apresentada.
A variante linguística para a redação deverá ser a norma culta da Língua Portuguesa.
Critérios de Avaliação:
1) Atendimento a aspectos gramaticais (ortografia; acentuação; pontuação; concordância; paralelismo e emprego de crase);
2) Atendimento a aspectos textuais-discursivos (estrutura da redação, desenvolvimento e argumentação do tema proposto; coesão e coerência textual);
3) Atendimento ao gênero redação e ao tipo textual dissertativo-argumentativo.
Bibliografia sugerida:
BECHARA, Evanildo, Novo dicionário de dúvidas da Língua Portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2022.
BECHARA, Evanildo, Moderna Gramática Portuguesa. 39 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org. Acesso em: 8 ago 2022.
UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. Paris: UNESCO. 2002.
2) PROVA DE CONHECIMENTOS MUSICAIS:
As questões de conhecimentos musicais poderão conter os seguintes tópicos:
- símbolos e representações gráficas;
- classificação de intervalos;
- escalas maiores e menores;
- enarmonia;
- armaduras de clave;
- leitura de alturas nas claves de sol, dó (na terceira linha) e de fá;
- campos harmônicos;
- classificação de tríades;
- compassos simples e compostos (teoria francesa).
As questões de percepção musical poderão conter os seguintes tópicos: reconhecimento auditivo de intervalos melódicos (no âmbito da segunda menor até a oitava justa), de melodias diatônicas em modos maiores e menores e reconhecimento auditivo de divisões rítmicas em compassos simples e compostos.
Bibliografia sugerida:
BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. 1998. Jorge Zahar
MED, Bohumil. Teoria da música. 1996. MUSIMED.
SÁ, Gazzi Galvão de. Musicalização: método Gazzi de Sá. Rio de Janeiro: Os seminários de música Pro-Arte, 1990.
POZZOLI, Heitor. Guia Teórico e Prático para Ensino de Ritmo e Ditado Musical. São Paulo, Ricordi Brasileira, 1983.